Adauto Mandu, esse é o nome do único prefeito autodeclarado negro do Paraná e também de todo o Sul do país. O prefeito de Lidianópolis sofreu com o preconceito por diversas vezes, mas sempre usa os ataques e as situações constrangedoras para se motivar ainda mais.
“Quando chego nos lugares com o meu vice, que é branco, as pessoas vão direto nele achando que ele é o prefeito. Na primeira vez que fui para Curitiba e isso aconteceu fiquei chateado, mas depois usei isso como motivação”, conta Adauto Mandu.
O candidato do Podemos, foi reeleito prefeito de Lidianópolis com 82,2% dos votos. A cidade tem 3.792 moradores e ele recebeu 2.180 votos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou dados que mostravam que apenas 24 candidatos autodeclarados negros se candidataram a prefeito no Paraná. Apenas Adauto foi eleito.
“Os números são um retrato da desigualdade social, dos estigmas relacionados à pessoa negra e de uma sociedade que ainda inferioriza a pessoa por causa da cor da pele”, diz a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
“Não tenho vergonha da minha cor, é a realidade. Não podemos ficar escondendo a cor da pele, achar que isso é um problema. Precisamos acreditar em nós mesmos e irmos atrás dos nossos objetivos. Somos todos iguais”, disse o prefeito.
Por Kevin Teixeira
Imagens:Reprodução/Internet
Dados: Prtal G1