Brasil passa dos 170 mil mortos pelo coronavírus e estados voltam a apresentar alta no número de casos

De acordo com a última atualização do boletim epidemiológico divulgado pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) na tarde desta quarta-feira (25), o Brasil registra oficialmente  6.166.606 de casos de Covid-19 e  170.769 mortes causadas pelo vírus. 

O atual cenário do país é delicado; o número de casos e mortes pela pandemia voltaram a subir. Nas últimas 24 horas, 47.898 casos da doença e 654 óbitos foram registrados.

Autoridades e especialistas divergem se o aumento no índice diário de contaminação provém de uma segunda onda da pandemia no país, ou se seria um repique referente à primeira onda que, de fato, nunca acabou.

São Paulo segue sendo o Estado com o maior número de vítimas fatais, 41.601 pessoas morreram em decorrência de complicações da Covid-19 em SP.  Rio de Janeiro vem logo em seguida, com 22.256 mortes. Minas Gerais aparece em terceira posição. 

O Brasil, é o segundo no mundo em relação à mortes na pandemia, depois apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 259 mil óbitos pelo coronavírus, e o terceiro em número de casos. 

 

Estados que apresentam alta 

 

Em uma semana, o número de Estados com alguma região com tendência de alta em número de casos passou de 15 para 21, de acordo com relatório periódico divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De todas as unidades da federação, apenas Amazonas, Amapá, Goiás, Pernambuco, Roraima e Rondônia se mantiveram estáveis ou em queda em relação à índices da pandemia. Todos os outros estados e o Distrito federal apresentam sinais de alta.

Segundo levantamento produzido pelo consórcio de veículos de imprensa do Brasil, a média de mortes causada pelo coronavírus registrada ao longo de um dia aumentou nesta semana 54% em relação ao registrado duas semanas atrás.

 

 

Imagem: Reprodução/internet

LEIA TAMBÉM

Leave a Comment