No final deste ano, Júpiter e Saturno se alinharão tão perfeitamente a ponto de parecerem um único corpo celeste. De acordo com a Sociedade Real de Astronomia do Canadá, esse é o encontro com maior proximidade dos grandes astros do sistema solar desde 1623.
O evento dos astros celestes acontece no próximo dia 21 de dezembro, mesmo dia do solstício de verão, data que marca o início da estação no hemisfério sul.
O encontro dos dois planetas é considerado pelos astrônomos como uma das conjunções planetárias mais impressionantes, sendo chamada de Grande Conjunção. Os planetas só se encontram de forma regular a cada 19,8 anos, pois Júpiter e Saturno se movem mais lentamente que os demais planetas visíveis a olho nu. Eles são mais brilhantes que a maioria das estrelas.
A última aproximação dos astros acontecem em maio de 2000, mas eles estavam perto demais do Sol, e não foi possível observar o fenômeno. Caso não seja possível observar a junção desta vez, o próximo evento semelhante acontecerá só em 2080.
Imagem: Reprodução/BBC